Foto: Reprodução/Instagram/@taisdeverdade

Nesta terça-feira (19.01) é comemorado o Dia do Cabeleireiro. Para marcar a data, Bazaar convidou o hairstylist Rodrigo Cintra, idealizador do The Art Salon e coapresentador do programa “Esquadrão da Moda”, do SBT, para elencar as principais tendências de cabelo para 2021. Anote as dicas:

Fantasy hair colour

Hailey Williams de cabelo amarelo – Foto: Divulgação

Essa foi uma tendência que aumentou em 2020 e veio com tudo este ano. Motivo: sem poder sair de casa, muitas mulheres e adolescentes resolveram fazer aquela mudança no visual, principalmente quem tinha fios loiros ou claros. As máscaras matizadores cumprem bem esse papel, já que vai desbotando conforte as lavagens. Mas quem tem fios escuros e prefere um look fashionista e que dure mais tempo, deve procurar um profissional, já que vai passar por uma descoloração para aplicação da nova cor. Uma das adeptas que influenciou muita gente por seus cabelos coloridos, é a cantora Hayley Williams, do Paramore.

Tranças em alta

Foto: Reprodução/Instagram/@erikajanuza

Prender os fios antes de sair na rua e para evitar que ele fique passando pelo rosto foi – e continua sendo – importante. E as tranças, além de deixarem o look mais moderninho na rua, contribuíram para dar aquele ar diferentão no home office. A atriz Erika Januza que radicalizou com um corte pixie em 2019, quis mudar mais uma vez e declarou nas redes sociais que queria ter um look novo para a virada deste ano. Investiu em apliques com tranças. E mais: para deixar o penteado charmoso, vale investir em acessórios pequenos, como se fossem pequenos anéis ou piercings, e até mesmo linhas de cores diferentes, destacando algumas partes do cabelo.

A praticidade da cabeça raspada com máquina

Foto: Reprodução/Instagram/@giucborelli

Muitas mulheres radicalizaram e investiram no cabelo raspado com máquina, mas não necessariamente ficaram carecas. A intenção era exatamente deixar o look mais prático, principalmente porque muita gente estava em home office. O gosto pelo corte só aumentou e cada vez mais as mulheres estão pedindo. Mas eu não aconselho fazer de uma vez. Sou especialista em transformação e posso dizer que muitas se arrependem. Então, se você quiser investir nesse visual, corte os fios aos poucos, uma vez por mês ou a cada dois meses, para se acostumar com o comprimento.

Shaggy Hair

Foto: Reprodução/Instagram/@selenagomez

Diretamente dos anos 1970, esse corte volta como tendência para mulheres despojadas e cheias de estilo. Com uma pegada mais musical, o shaggy hair é versátil, combina com qualquer textura, pois é feito em camadas desconectadas, deixando assim o cabelo mais volumoso na parte de cima e mais fino na parte de baixo. A cantora e atriz Selena Gomez apostou na versão cacheada com alguns fios de luz e a atriz Priyanka Chopra, na versão lisa e bem iluminada.

Hair Contour

Foto: Reprodução/Instagram/@natielirossinii

A inspiração vem dos contornos usados na maquiagem, quando você ilumina uma parte que quer destacar. É exatamente isso que a técnica faz nos cabelos, contorna e ilumina o rosto, realçando os pontos fortes de cada mulher. Essa coloração facilita na hora da manutenção, já que o retoque é maior apenas na parte da frente.

Mullet está de volta

Foto: Getty Images

Mais uma inspiração para 2021 é um resgate dos anos 1980: o mullet. O corte tem parte da nuca comprida, e o topo mais curto desfiado e desconectado com franja. É prático e combina com quem tem fios lisos. A atriz Úrsula Corberó adora ousar nos cortes e vem mantendo o look por dois anos.