Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Depois de uma temporada de baixas por conta da pandemia de Covid-19, o setor de turismo e hotelaria está preparado para atender às novas demandas de turistas, que buscam experiências exclusivas. Entre elas, está a vontade de encontrar propósito e cura para suas questões emocionais.

Conhecida como “wellness travel”, a tendência de oferecer serviços ligados a tratamentos holísticos e de autoconhecimento em hotéis, spas e retiros está cada vez mais famosa, motivando muitas pessoas a viajarem.

Entre as principais experiências nos pacotes oferecidos pelas agências de turismo, está se hospedar em templos, conhecer gurus, realizar atividades de meditação em meio a natureza ou até mesmo participar de rituais holísticos mais exclusivos.

Espera para o turismo de bem-estar

Ainda durante as restrições da pandemia, a Wellness Tourism Association, que fica localizada nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que demonstrou que 78% dos entrevistados tinham como prioridade fazer uma viagem para recuperar o bem-estar quando as restrições fossem suspensas.

A principal motivação apontada pelos participantes da pesquisa era o alívio do estresse relacionado às atividades dentro de casa, além de poder se reconectar com a natureza e voltar a se sentir rejuvenescido pelas experiências que só seriam possíveis fora daquele contexto que estavam vivendo.

A tentativa de conseguir uma vida mais saudável durante a quarentena fez com que muitas pessoas se aproximassem de práticas mais relaxantes. Exercícios como pilates e ioga, além de meditação e práticas espirituais, podem ser feitos a partir de vídeos e tutoriais online. Com isso, cresceu o interesse por lugares que ofereçam essas atividades.

Como planejar uma wellness travel

Para quem deseja viver essa experiência, especialistas recomendam planejamento e a busca por empresas que tenham credibilidade. Como qualquer tendência, algumas pessoas mal-intencionadas ou mal-preparadas podem oferecer pacotes que nem sempre atenderão às expectativas dos clientes.

Por isso, é essencial encontrar agências de turismo, hotéis e outros empreendimentos que tratem esse segmento de viagem com respeito e qualidade, optando por aqueles nomes que tenham mais credibilidade e reconhecimento no mercado.

Além disso, é recomendado pesquisar os trâmites burocráticos para visitar esses outros países, como a necessidade de visto e quais vacinas são exigidas. Pesquisar o valor do dólar hoje também pode ajudar a encontrar opções mais econômicas, sem deixar de lado a qualidade e a exclusividade na experiência desejada.