Foto: Eduardo Rezende/Divulgação

Quem conhece e sabe identificar tecidos nobres, modelagens e cortes impecáveis e luxo sem excessos, conhece a estilista Lethicia Bronstein. Carioca radicada em São Paulo, onde vive há 18 anos, ela é o nome por trás de vestidos sob medida desejadíssimos, de festa e de noiva, de nomes como Marina Ruy Barbosa, Camila Queiroz e Gabriela Pugliesi, entre muitas outras.

Ao completar 15 anos de sua marca, há muito o que comemorar, com duas novas labels abertas no último ano, e que vieram se juntar à marca-mãe, atendendo a pedido das próprias clientes: a Le Bronstein, de moda mais casual, com looks para o dia a dia, e a Pietra by Lethicia, apresentada em forma de coleções-cápsulas, vendidas somente pela internet.

Mas vamos falar de Le Bronstein: sua mais nova coleção de outono, batizada de “Explora”, acaba de chegar às araras do Shopping Iguatemi, em São Paulo. O ponto de partida? “Minha inspiração foi uma mulher viajante e que, agora, depois de dois anos sem viajar, está louca para desbravar o mundo”, conta Lethicia.

Pense em Lady Di, Jack O., Brigitte Bardot ou Audrey Hepburn, todas em momentos de viagens. Usando roupas chiques e confortáveis para rodar o mundo. Essa é a cara de “Explora”. “Fiz uma pesquisa em mulheres fortes que sempre me inspiraram. A mulher da Le tem personalidade, não gosta de passar despercebida. Ao mesmo tempo, não é refém da moda. Gosta de peças exclusivas e atemporais. Roupas com as quais ela possa migrar facilmente de um compromisso profissional para um evento noturno.”

Um armário versátil, de qualidade e atemporal faz as composições das peças de “Explora”, que vão de uma alfaiataria confortável a vestidos soltinhos, de texturas naturais, tingimentos e tecidos sustentáveis, estampas inspiradas nos safáris e balneários do mundo. E, claro, as camisas feitas por alfaiates, “clássicas e eternas”, segundo Lethicia. “Todas com shapes que fazem a transição de um guarda-roupa comfy para um closet dos novos tempos. Estamos voltando a ter prazer em nos vestir”, ressalta a estilista. “Estamos nos redescobrindo.”

As famosas rendas e bordados em Richelieu de Lethicia seguem em algumas peças. Espere ainda outras características registradas da estilista, como as estampas e o handmade, sempre presentes no DNA da marca. Mas o que ela mais trouxe da alta-costura para o casual foi a feminilidade, que valoriza e deixa a mulher mais bonita. “Isso se traz na modelagem, no acabamento e na proporção. Aprendi a deixar os diferentes corpos bonitos ao longo de todos esses anos e trouxe esse conhecimento para o meu casual”, conta.

Criada em três meses, as peças foram trabalhadas em tons terrosos, como terracota e rosé, e tons militares, como cinza lavado e o marinho. Embora a coleção marque a transição do verão para o inverno, Lethicia comenta: “Não sou fã de antecipar estações, acho que temos que viver cada momento com muita energia e aproveitar as sensações do instante”. A estrela da campanha? Cíntia Dicker, amiga da marca, e que sempre esteve presente, seja desfilando para a maison Lethicia Bronstein ou na exposição de fotos “Outrageous”, feita anos atrás.