Camila Salek – Foto: Acervo pessoal

Por Camila Salek

Algumas semanas atrás, ao ouvir a maravilhosa música “Reconvexo” escrita por Caetano Veloso e interpretada por Maria Bethânia, me peguei pensando o quanto precisamos exercitar nossa capacidade de sermos côncavos e convexos ao mesmo tempo. Parece loucura, mas eu explico melhor!

Para mim, ser côncavo está diretamente ligado a se curvar para receber. É se dar a chance de sentir e se conectar com qualquer assunto ou ambiente com a sensibilidade de enxergar além do que está sendo apresentado, é poder absorver e explorar o mundo com um novo prisma que desperta os sentidos. Notem que usei palavras como receber, conectar, absorver e se curvar para descrever o exercício de ser côncavo.  Toda vez que ajo assim me renovo.

Por outro lado, ser convexo é se colocar exatamente no movimento oposto de se curvar para fora. É sobre a entrega que devolvemos ao mundo. O convexo dispersa e espalha tudo que acredita. Meus atos convexos entregam minha história, minha experiência, minha maturidade. Uma doação para o outro. Entregas para o mundo.

Depois de todo o estresse continuo desta pandemia que vivemos, sinto que muitos de nós ativaram o modo convexo por tempo demais. Nossa sociedade vive uma ansiedade sem fim que está causando processos limítrofes de exaustão. Difícil encontrar alguém que não tenha sofrido um burnout. A cada dia que passa nos sentimos mais cansados e pressionados. Será que estamos perdendo nosso poder de sermos côncavos?

Para pessoas que, como eu, lidam com processos criativos a todo momento, viver o modo convexo (aquele que espalha) faz parte do jogo. O estresse e a disrupção constante são quase exigências básicas que precisam ser canalizadas ao resultado. Porém, um dia a dia desafiador pode ser um excelente combustível criativo para nos nutrir e revitalizar, desde que bem interpretado. Aqui entra o modo côncavo. Viver em modo côncavo será algo essencial para nossa saúde mental e para atingir
nossos resultados profissionais também.

Em uma última coluna, quando falei sobre a nova era da internet voltada para a descentralização, entre insights, esbarrei no fato de que na era digital, criamos novos formatos, mas mantivemos os padrões de produtividade da era industrial. Isso tem refletido em movimentos de esgotamento de influenciadores, submetidos a redes que exigem tempo e conteúdo para a manutenção de seguidores. Isso ilustra muito do que temos vivido enquanto sociedade. Com volumes substanciais de demanda pela operação no modo convexo, perdemos a habilidade de acionar o modo côncavo e nos aproximar do espaço de absorção que justamente alimenta a melhor qualidade daquilo que vamos compartilhar. Funciona como um ciclo contínuo e cada vez mais insustentável.

A reflexão é ótima, não fosse o fato de que nem sempre vamos conseguir driblar este sistema em transformação. E é por isso, que as pausas são obrigatórias. Em uma passagem do report “Retail’s New Renaissance”, que criamos na Vimer para apontar os grandes movimentos de varejo deste ano, trazemos: “Entre no seu casulo de transformação. Busque seu espaço contemplativo em meio ao caos. O renascimento é uma constante, uma força natural, a grande magia da vida. PARE, REFLITA, RENASÇA”, provocando o movimento côncavo como fórmula de potencialização do modo convexo.

E é assim que chego no meio de 2022, já com a próxima pausa obrigatória em vista. Na próxima semana saio de férias com as minhas duas filhas adolescentes, que nesta fase, estão me permitindo vivenciar enquanto mãe, muito do processo côncavo de receber, aprender e explorar. Volto em duas semanas renovada para mergulhar nos desafios que o varejo guarda no segundo semestre deste ano, já de olho também no que estamos projetando para o 2023!

@camilasalek – Sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.