Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Só quem tem problemas para dormir sabe o quanto é angustiante ver todas as luzes da vizinhança se apagarem e o sono não chegar. Tem quem apele para tudo: meditação, músicas relaxantes, remédios fitoterápicos, florais, óleos essenciais e até oração. Mas tem um segredo da vovó que funciona muito bem, desde que o mundo é mundo, como dizem por aí. São os chás que auxiliam na indução do sono, um presente que a natureza guardou com carinho em flores, folhas e raízes para nos presentear.

Como diz a música “A Feira”, d’O Rappa, “os remédios normais nem sempre amenizam a pressão”. As ervas de chá podem ser usadas para muitas finalidades, de acordo com as propriedades da planta, seja ela estimulante, anti-inflamatória ou relaxante. Para quem deseja combater a ansiedade e o estresse, as opções de chá são muitas. O legal é que dá para misturar mais de uma erva por vez, criando um blend, o que vai deixar a bebida ainda mais gostosa e eficiente.

Formas de fazer

Decocção e infusão são duas maneiras comuns de se preparar chás. Por decocção é quando a erva é fervida com a água, ideal para cascas de frutas, gengibre, canela em pau, cravo e anis. Por infusão é quando a água é fervida sozinha e a erva é adicionada logo após a fervura, ideal para ervas secas e flores delicadas, como a camomila e o hibisco, que perdem suas propriedades quando entram em fervura.

Camomila

Famosa quando o assunto é soninho, a flor auxilia na redução de estresse e ansiedade, indicada para relaxamento e sono. Sabe aqueles pensamentos que surgem na hora de dormir e trazem angústia? A camomila ajuda a relaxar e esquecê-los. Recomenda-se que o chá seja feito por infusão.

Mulungu

O mulungu tem diversos benefícios. Possui ação calmante, anti-inflamatória, analgésica, hipotensiva e sedativa. Por isso, costuma ser muito procurado por quem tem insônia e dificuldades para dormir bem. Para um bom preparo, recomenda-se fazer o chá por infusão.

Passiflora

Também conhecida como folha de maracujá, a passiflora tem em sua composição alcalóides, passiflorina, flavonoides e C-glicosídeos.

A erva tem propriedade calmante, sedativa, sonífera e hipnótica, e não é à toa que é usada em diversos remédios fitoterápicos, pois auxilia na indução e qualidade do sono. O chá pode ser feito através de infusão.

Erva-doce

Apesar de a erva-doce não possuir efeito sonífero, a erva é muito eficaz para reduzir estresse e dores de cabeça, por isso é uma excelente opção para ser combinada com outras ervas, além de ser muito saborosa e cheirosa. O chá pode ser feito por infusão.

Ambiente agradável e favorável ao sono

As ervas ajudam muito a induzir o sono, mas, para ter uma boa qualidade de sono, é preciso investir em outras variáveis, como um bom colchão de molas, fronhas limpas e confortáveis e ambiente acolhedor, por exemplo. Além disso, antes de deitar, é importante seguir todo um ritual, para que o corpo entenda que aquele é o momento de descansar. Por isso, evite o uso de celulares muito perto do horário de dormir, por exemplo.