Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Na coluna Drops de Beauté dessa semana, Anna Paula Buchalla, nossa redatora-chefe e editora de beleza, traz uma pesquisa fresquinha que associa cuidados faciais à melhora da autoestima, um creme contra a ruguinha nasolabial (novidade que a gente ama!) e a collab da Shop2Gether com a Sephora. Vem ler!

Uso de produtos pró-aging melhora a autoestima, diz estudo recente

Trabalho português encontrou uma correlação positiva entre satisfação pessoal e o uso de produtos firmadores da pele. A maior eficácia dos cosméticos é uma possível explicação

Tratamentos estéticos podem melhorar a autoestima de pacientes, mas um novo estudo português, publicado no periódico Cosmetics, encontrou uma relação bem específica entre o sentir-se bem e o uso de cosméticos firmadores. “A rotina antienvelhecimento inclui o uso de diversos produtos cosméticos, como protetores solares, hidratantes para rosto e corpo, esfoliantes e cremes destinados ao tratamento da flacidez para rosto e olhos, além de antirrugas, produtos para o corpo, tinturas de cabelo e produtos despigmentantes. A base de um bom regime de cuidados com a pele é o uso de produtos que protegem e reparam a pele. Os produtos reafirmantes e antirrugas também podem conter ingredientes que atuam nas camadas mais profundas da pele, ativando e regenerando as células da pele”, explica o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade São Camilo.

“No geral, indivíduos insatisfeitos com sua aparência relatam baixa autoestima quando comparados com aqueles que consideravam seu rosto e corpo bonito. A insatisfação pode ser resultado de características perfeccionistas, mas também com sinais perceptíveis do envelhecimento”, diz o médico.

A amostra do estudo incluiu 260 mulheres com idade igual ou superior a 25 anos e que usam (ou relatam ter usado nos últimos 12 meses) um produto cosmético antienvelhecimento que não tenha sido prescrito como tratamento de doença. A média de idade, no entanto, é de 35 anos. Os produtos cosméticos mais utilizados foram: hidratantes faciais, corporais e labiais; protetores solares; esfoliantes; e produtos firmadores e antirrugas para o rosto e contorno dos olhos. Além de analisar os efeitos dos produtos, os pesquisadores encontraram uma correlação direta entre a diminuição da autoestima e o padrão de beleza estabelecido pela sociedade ocidental.

Segundo o estudo, uma possível explicação para os resultados pode ser a maior eficácia percebida dos cosméticos firmadores faciais, promovendo assim uma melhora na aparência e, consequentemente, aumento da autoestima. Para outros produtos antienvelhecimento específicos, como produtos antirrugas, os resultados podem não atender às expectativas dos consumidores.

“Quando a flacidez já está instalada, nenhum produto tópico consegue reverter esse processo. Por essa razão os procedimentos não invasivos são mais indicados. O passo mais importante da rotina de skincare é o filtro solar, já que a radiação UV é maior responsável pela degeneração do colágeno. Os produtos firmadores costumam contar com ativos antioxidantes. O uso desses ativos tópicos, como a vitamina C, o resveratrol e o ácido ferúlico, também podem ser utilizados para otimizar a proteção solar, atuar contra radicais livres que degradam colágeno e prevenir a flacidez. O tratamento noturno com alfa-hidroxiácidos ou ácido retinóico atua mais na textura da pele, não tem muito efeito na flacidez”, diz o médico.

O dermatologista destaca, por fim, que o melhor tratamento para flacidez de pele é conseguido por meio da associação dos bioestimuladores de colágenos com o ultrassom microfocado, tecnologia que promove pontos de coagulação em camadas da pele para promover a produção de novas fibras de colágeno. “Em todo caso, o uso de produtos dermocosméticos deve ter indicação do dermatologista, para uma orientação mais precisa e adequada às necessidades do paciente”, finaliza o médico.

Shop2gether entra no universo da beleza em parceria com a Sephora

O Shop2gether – um dos maiores e-commerces no segmento de moda e lifestyle premium do país – firmou parceria com a Sephora. É a primeira vez que a gigante do mercado de beleza se une com exclusividade à outra loja virtual. A marca passa a ter uma loja com grade fixa no Shop2gether.

Essa união tem o objetivo de proporcionar uma experiência de curadoria completa para os consumidores, que poderão comprar roupas, acessórios, calçados e itens de décor e beleza em um único ambiente digital.

“Já vínhamos notando bons resultados através das collabs exclusivas que fazemos no e-commerce, elevando o consumo e a procura por nossa curadoria especializada em moda e lifestyle, mas sentimos que ainda faltava algo. Ter a Sephora casa perfeitamente com nosso propósito e proporciona ao nosso consumidor final maior praticidade em suas compras, oferecendo mais serviços sem que eles precisem sair de casa ou acessar outro site”, comenta Daniel Guimarães, CEO do Icomm Group, responsável pelo Shop2gether.

Na grade, itens de maquiagem, cabelo, skincare e fragrâncias de marcas como MAC, Yves S. Laurent, Lancôme, Sisley, Caudalie, entre outras, além de suas marcas próprias. “É um marco importante e inovador no segmento premium nacional”, celebra Ana Isabel de Carvalho Pinto, cofundadora do Icomm Group e Chief Fashion Officer do Shop2gether.

HITS

Bem natural!
Novidade no mercado, a Bunny foi criada para mulheres e homens que buscam uma rotina simples e fácil de cuidados com a pele. São três itens (R$ 300, o kit) com ingredientes naturais: o Facial Cleanser – Lavender Chamomile, rico em óleos de lavanda, camomila, melaleuca, aloe vera e água de coco; o Cocoa Coffee – Maske Scrub, uma esfoliação regeneradora da pele com cacau, óleo de amêndoas, de girassol, coco e manteiga de karité; e o Milk Booster – Hydra Sérum, que reduz linhas finas e hidrata profundamente. Com esqualano, leite de aveia, óleo de semente de uva e quatro ácidos hialurônicos.

Olho nele
Com resultados visíveis em quatro semanas de uso, o Luminous 630 Antiolheiras (R$ 149), da Nívea, equilibra a pigmentação irregular da pele, graças à cafeína, ativo energizador que ajuda a reduzir as bolsas na região dos olhos, e ácido hialurônico, que diminui rugas e linhas finas. Olhar regenerado!

Padrão ouro
A Botik, marca de cuidados faciais do Boticário, lança linha de Retinol com duas variações de concentração do ativo. São três produtos com formulação contendo o ativo em sua forma mais pura: o Retinol Puro Gel Creme Redutor de Rugas (R$169) diminui visivelmente os sinais de envelhecimento; o Sérum de Alta Potência Facial com 0,3% de retinol puro Botik (R$ 189,90), um super concentrado redutor de rugas profundas; e o Creme Preenchedor da ruga nasolabial (R$79,90) que age na linha de expressão que vai do nariz ao canto da boca.

Super feminina
A Too Faced traz a linha Too Femme, com três novos produtos, todos com cores energéticas, inspiradas na feminilidade das borboletas. O Blush (R$ 199) da Too Femme é leve e luminoso, rosa-pêssego com tom universal combinando com todos os tons de pele. A paleta de sombras Ethereal Eye Shadow & Pressed Pigment Palette (R$ 319) tem 14 tons e fórmula pigmentada. Já o batom super hidratante Heart Core Lipstick (R$ 179) tem blend nutritivo e condicionante de acerola, manteiga de karité e vitamina C.