O punk domina a beleza das semanas de moda

Olhos pretos e muita atitude são as características da tendência

by Marcela Palhão
Tom Ford - Foto: Divulgação

Tom Ford – Foto: Divulgação

O movimento punk influenciou muito a moda a partir do final dos anos 1970, e suas repercussões ainda podem ser vistas em grandes grifes. Nos desfiles internacionais de verão 2020, as características relacionadas ao punk apareceram nas belezas escolhidas por marcas como PradaFendiTom Ford. Sombras escuras e pesadas, penteados ousados e a forte presença do preto são vistos em diversas apresentações.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Este tipo de beleza costuma impactar e trazer força para qualquer look, por isso, pode ser uma tendência considerada mais difícil de ser usada. O fator principal para acrescentar um toque punk no seu dia a dia é investir em um ponto de destaque, como um batom mais escuro ou um delineador preto mais grosso. Claro que não existem regras e o importante é se sentir bem, por isso, apostar no moicano, esfumado preto e batom roxo ao mesmo tempo também pode ser uma opção. Veja como as marcas levaram o punk para o beauté e se inspire:

Roberta Einer, Philip Lim e Prada - Fotos: Reprodução/Instagram/@jonreymanhair/Divulgação/WWD

Roberta Einer, Philip Lim e Prada – Fotos: Reprodução/Instagram/@jonreymanhair/Divulgação/WWD

Quando falamos de maquiagem punk, não há como não citar os olhos pretos, mas existem diversas releituras do visual. Roberta Einer e Philip Lim apostaram em delineados grossos, uma versão maior do gatinho. Já para o desfile da Prada, uma faixa preta foi feita na pálpebra fixa, criando um visual mais pesado, finalizado com um batom vinho matte.

Foto: Reprodução/Now Fashion

Brandon Maxwell – Foto: Reprodução/Now Fashion

Outra forma de apostar nos olhos pretos é fazer um clássico esfumado. Brandon Maxwell seguiu essa linha na beleza de seu desfile de verão 2020 e, para ficar mais glamoroso, acrescentou glitter à maquiagem. Outra característica bacana deste visual é o fato de que a pele não recebeu uma maquiagem muito pesada, deixando alguns sinais – como sardas e manchinhas – à vista, mas com bastante iluminação.

Gucci e Fendi - Foto: Divulgação e Reprodução/Now Fashion

Gucci e Fendi – Foto: Divulgação e Reprodução/Now Fashion

Para quem busca um visual mais ousado, Gucci Fendi podem ser inspiração. Enquanto a Gucci usou cílios postiços em lugares incomuns, como nas sobrancelhas e abaixo dos olhos, a Fendi apostou no clássico lápis preto borrado na linha d’água, acompanhado por uma camada de glitter abaixo dos olhos, formando uma espécie de lágrima. O penteado bagunçado também é perfeito para finalizar a beleza punk.

Tom Ford - Foto: Reprodução/Instagram/@tomfordbeauty

Tom Ford – Foto: Reprodução/Instagram/@tomfordbeauty

A marca que criou o visual perfeito para a tendência punk foi a Tom Ford. A beleza criada pela marca para o desfile de verão 2020 unia com perfeição o olho esfumado preto com o delineado gatinho, acompanhado por uma pele muito iluminada e lábios em um tom de rosa queimado. Além disso, uma espécie de moicano, com pontas para cima e franjas desiguais, finalizava o visual.

Max Mara e Dries Van Noten - Fotos: Reprodução/Now Fashion

Max Mara e Dries Van Noten – Fotos: Reprodução/Now Fashion

Max MaraDries Van Noten usaram cores escuras em outras áreas da beleza. Enquanto a primeira label apostou no contraste dos lábios marrons com a leve sombra azul, a segunda usou mechas pretas para criar camadas nos cabelos, além de uma faixa de maquiagem preta que riscava horizontalmente o rosto das modelos.

Leia mais:
Laranja aquece as maquiagens da semana de moda de Nova York
Make Bazaar: batom com acabamento acetinado ajuda a hidratar os lábios
Make monocromático é a aposta da vez na beleza