Leão – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Por Diana Motta

Para falar sobre o signo de Leão, convidei a professora e astróloga cabalística Batsheva Shouster para compartilhar conosco um pouco de sua sabedoria. Batsheva é minha professora de kabbalah e continuo constantemente a aprender com ela. Convidá-la para esta matéria é uma honra para mim. Batsheva é leonina, por esta razão que a convidei para esse artigo. Afinal de contas, ninguém melhor do que um leonino para falar dele mesmo, não é?

Leão é um daqueles meses especiais que os cabalistas dizem que há abundância de energia. Podemos pensar que sua abundância é uma coisa boa porque todos nós queremos mais, mas imagine que uma corrente elétrica intensa está vindo em sua direção, se você não a usar corretamente, ela o queimará. Isto é exatamente o que acontece neste mês.

A maioria dos meses “compartilham” planetas, por exemplo, Mercúrio compartilha sua energia com Gêmeos e Virgem, Marte com Áries e Escorpião, Vênus com Touro e Libra etc. Os Luminares, o Sol e a Lua, compartilham sua energia apenas com um mês, a Lua compartilha sua energia com Câncer e o Sol com Leão. Os luminares nos influenciam muito mais do que os planetas.

Como o Sol direciona sua energia apenas para um mês, há uma onda desequilibrada de energia, pode ser muito boa ou muito ruim, depende de como a usamos.

Cabalisticamente no mês de Leão, há o dia mais negativo do ano e o dia mais positivo do ano, isso nos aponta para a energia extrema que existe neste mês.

Nos tempos antigos havia um templo, dizia-se que o trabalho do templo era trazer paz e equilíbrio ao mundo. No dia mais negativo deste ano, o templo foi destruído porque as pessoas se odiavam sem motivo. Podemos pensar que, se odiamos ou não desejamos o bem de alguém, é por uma boa razão, mas qualquer tipo de ódio é originado do lado negativo e limitante do universo, que nos dá todos os tipos de justificativas falsas para que possamos odiar, ou desejar mal às pessoas.

Ao iniciarmos o mês, o mapa astral nos mostra que há muitas lições a serem aprendidas. Ao aprender essas lições, podemos ativar o sistema divino que existe dentro de nós e imitar o fluxo do universo.

O Sol, a Lua e Mercúrio, o planeta da comunicação, estão em Leão. Mercúrio se opõe a Saturno retrógrado em Aquário e quadratura a Marte, nossa motivação e força motriz, em Touro, Urano e o Nodo Norte em Touro. Todos estão em signos fixos. Júpiter está ficando retrógrado em Áries, signo cardinal de fogo.

Como somos afetados?

Todos esses planetas falam entre si e criam energia, a quadratura é uma energia de ação, não é uma energia passiva. A oposição, por outro lado, indica que a energia está sendo dividida entre dois tipos de energia.

Leão é um signo de fogo fixo, a palavra que motiva o signo de fogo é “eu”. O Leonino é sempre o personagem principal em um filme que é sobre ele ou ela. Os signos fixos são sobre a preservação de energia, o cardinal é sobre ações e o mutável é sobre ajustes.

Mercúrio em Leão será “eu comunico”, “eu acho”, “eu recebo”. O trabalho do Leão é transformar a energia do “eu” para o “nós”, e desenvolver sensibilidade para com os outros, humildade, abertura do coração, mas o mais importante é estar a serviço.

O Sol que rege Leão é um doador de vida, sem o Sol as árvores não podem crescer e o mundo não pode existir, quando age dessa forma o leonino está a serviço da vida. Mas o Sol também tem um poder destrutivo que queima e destrói. Quando o leonino se concentra no “eu”, “sou melhor e mais importante do que os outros”, “estou corrigindo uma situação porque sou melhor”, sua energia se torna destrutiva.

Mercúrio quadratura a Marte, Urano e os Nodos nos dizem para abordar com olhos diferentes a maneira como nos comunicamos, falamos, pensamos e ouvimos. Para trazer novas ideias e inovação para a mesa. A jornada do Leão é ativar a área do coração, usando palavras de inspiração, amor verdadeiro e incondicional, Urano em Touro está quebrando os sistemas antigos para criar um sistema novo e melhor, posso me conectar no positivo não focando apenas em “o que eu ganho”, mas em “o que nós ganhamos”. A questão é “como compartilho o amor verdadeiro e a unidade de uma nova maneira? Como posso despertar mais amor no mundo e principalmente em meu ambiente?”.

Os aspectos entre os planetas podem nos dar as ferramentas para criar essa nova energia de amor e apoio mútuo. Amor e unidade são partes dos nomes do criador, isso não significa que somos todos iguais, mas significa que somos todos peças do quebra-cabeça que se chama humanidade e nos completamos.

Júpiter fica retrógrado para me dar a capacidade de verificar minha motivação em meu caminho espiritual. Que regras espirituais estou obedecendo?

Para resumir, o trabalho deste mês é abrir seu coração para compartilhar bondade e amor. Toda vez que você achar que tem a verdade e a outra pessoa não, lembre-se que cada pessoa tem um ponto de vista diferente e sua própria verdade. A verdade é relativa.

Datas importantes

31 de julho
Mercúrio em oposição exata a Saturno – tempo de pensar e organizar o que é nossa verdade pessoal e social, superando obstáculos na área da comunicação.

31 de julho
Sol em trígono com Júpiter em Áries, um aspecto de fluxo e oportunidade, a oposição entre Mercúrio e Saturno pode limitar esse fluxo para nos encorajar a trazer alguns pensamentos e consciência.

6 de agosto à noite até 7h
De Tisha B’Av – considerado o dia mais negativo do ano, mas também considerado a semente da redenção pessoal e global.

Diana Motta (@dika_astral), além de artista visual, é também astróloga cabalística. Começou seu estudo no Kabbalah Center de Nova York, cidade onde morou durante quatro anos para fazer pós-graduação na NYU em design e tecnologia. De volta ao Brasil, continuou seus estudos por aqui, onde trabalhou como intérprete e tradutora de cursos e palestras, além de traduzir livros e publicações do Kabbalah Centre, assim como a tradução do livro sagrado da Kabbalah, o Zohar, que ela lê em aramaico e hebraico. Formou-se como astróloga pela escola internacional Academy of Kabbalistic Astrology. Hoje atua como profissional na área, com atendimento personalizado de mapas astrais e acompanhamento individual, que inclui, entre outras coisas, interpretação de sonhos. Tudo pela perspectiva cabalística. Resultado de 13 anos de dedicação e comprometimento com o estudo contínuo dessa sabedoria milenar.