Edgardo Osorio, nome à frente da italiana Aquazzura, está no Brasil para comemorar os 10 anos da marca. Em conversa exclusiva com a Bazaar diretamente do hotel Fasano, em São Paulo, ele conta que está cheio de planos. Apresenta em junho a estreia de uma linha de homewear, traz para o País pela primeira vez suas joias e prepara o lançamento de uma coleção de bolsas. Leia na íntegra:
Como surgiu a ideia de criar uma linha para a casa?
Eu sempre fui muito apaixonado por decoração. Sempre que monto uma loja, uma festa, um jantar, dou muito atenção ao design e tudo que tem a ver com casa. É algo que influencia muito o meu trabalho. Gosto de frequentar feiras de antiguidades, feiras de design e amo tudo que está relacionado à arte de receber. Com a pandemia, muita gente percebeu como é bom receber em casa, montar lindas mesas. É muito mais íntimo e pessoal. E uma das coisas que achei que faltava era uma coleção para mesa que fosse tão bonita quanto a roupa que a pessoa que vai receber está vestindo. É trazer a moda para o homewear.
Quais são os principais itens da coleção Aquazzura Casa?
Começamos com uma linha de itens para a mesa com diferentes temas. Temos louças, guardanapos e toalhas de linho, copos e todos os objetos de decoração para uma mesa, como bandeijas, por exemplo. Vamos abrir nosso primeiro espaço para vendê-los em Florença, com a expansão da loja atual para mais 200 m². Também vamos levar a linha para Nova York. O grande lançamento será em junho, no salão de móveis de Milão. Também temos planos para abrir um Aquazzura Café em Madri, na Espanha, em setembro.
Eu amo muito estampas. Gosto de tudo que tem a ver com cor, então queria algo muito alegre. São quatro temas diferentes. O primeiro é o “Jardim Secreto”, inspirado pelo meu amor a tudo que é da botânica. Também temos a “Jaipur”, inspirada na Índia e com formas mais geométricas. A outra é a “Tutti-Frutti”, inspirada nas frutas e, por fim, a “Cherry Blossom”, focada em todo o universo das flores.
Sua última collab foi com a mineira radicada em Milão Raquel Diniz. Como surgiu esta parceria?
Raquel é uma grande amiga, nos conhecemos a pelo menos nove anos. Começamos juntos no mesmo showroom em Milão. Eu amei as roupas dela imediatamente. Então decidimos fazer algo juntos. Nossa primeira coleção junto foi inspirada na vila francesa desenhada por Oscar Niemeyer, pois amamos o trabalho do arquiteto. Agora seguimos inspirados em Niemeyer, mas olhando para a sede da Mondadori, em Milão, que ele também criou. Ao todo, nesta temporada, fizemos cinco modelos. Minha preferida é a sandália de cristal.
Como você vê as mulheres brasileiras que usam seus sapatos?
Eu me sinto muito em casa na América Latina. As brasileiras são muito sofisticadas, amam a moda e curtem estar sempre arrumadas. Temos garotas Aquazzura no Brasil desde o começo da marca. Temos um mercado muito importante aqui.
Você admira algum designer brasileiros?
Eu admiro muitos designers brasileiros. Acho as joias de Ana Khouri incríveis e muito sofisticada. Também sou obcecado por Silvia Furmanovich. Eu acho que o que ela faz são verdadeiras obras de arte. Também amo o beachwear da Adriana Degreas.
E os próximos 10 anos, o que vem por aqui?
Além da linha casa, estamos trabalhando no lançamento de uma linha de bolsas. Também sinto que é hora de entrarmos para o mercado de sapatos masculinos e eyewear. Também adoraria entrar para o mercado da beleza.