Benedetta Barzini veste óculos do pre-fall 2020 da Gucci – Foto: Divulgação

Desde a estreia Alessandro Michele, há cinco anos, a Gucci se posicionou como um campo aberto a tudo e a todos. Gênero, raça, corpos, belezas e idades sempre se misturaram, principalmente nas campanhas, registradas e dirigidas por nomes por trás de imagens questionadoras, fora da curva.

Tem sido uma constante o resgate de nomes importantes da moda e da cultura, com mais de 60 anos: da modelo e ativista norte-americana Bethann Hardison, 77 anos, à premiada produtora e condessa Marina Cicogna, 85.

Benedetta Barzini veste looks do PreFall 2020 da Gucci – Fotos: Divulgação

O assunto diversidade é uma bandeira tão importante para o diretor criativo, que o perfume Mémoire d’une Odeur, lançado no ano passado, é descrito como uma fragrância “universal” que dá importância zero a padrões sociais.

Tudo isso parece estar bem amarrado nas fotos da coleção pre-fall 2020. Tempos e espaços de uma Roma escondida dos turistas surgem através dos cliques de Bruce Gilden, sob o olhar atento de Michele.

Bethann Hardison veste looks do pre-fall 2020 da Gucci – Foto: Divulgação

Partindo dessa produção, Bazaar resgata momentos importantes em que a marca italiana destacou mulheres incríveis:

Cruise 2020 – Comme as You Are – RSVP

Gucci, cruise 2020 – Foto: Divulgação

O rockstar, a socialite glamorosa, a senhora burguesa, o magnata e a estrela do hip hop. Para a campanha da coleção cruise 2020, Michele imaginou uma festa com vibe igualitária, daquelas em que a mailing list é perfeita – do tipo que ninguém pode dizer quem é o quê e quem está saindo com quem.

Nesse mix de personagens, além dos modelos estão as celebridades, como a atriz Sienna Miller, 38 anos; o músico Iggy Pop, 72; a atriz e modelo Benedetta Barzini, 76; e o rapper Gucci Mane, 40.

Gucci, cruise 2020 – Foto: Divulgação

O cineasta norte-americano Harmony Korine, que escreveu o polêmico filme “Kids”, em 1995, quando tinha apenas 19 anos, foi o escolhido para registrar e dirigir a campanha.

Cruise 2019 – Gótica

Gucci, cruise 2019 – Foto: Divulgação

Imagine fazendeiros góticos, que até lembram amishes norte-americanos, vivendo em um mundo mitológico. O fotógrafo e diretor de cinema britânico Glen Luchford, 52 anos – que dirigiu o documentário “Here to Where”, considerado inspiração para o filme “O Terminal”, de Steven Spielberg -, interpreta a Arca de Noé, o barco que salvou espécies, além de Noé e sua família, do dilúvio a partir de instruções dadas por Deus.

Por trás das imagens com toque de fantasia surge uma questão bastante real e preocupante: as mudanças climáticas chamando a atenção para o poder da natureza.

Cruise 2018 – Rapsódia Romana

Barbara Alberti na campanha da Gucci, cruise 2018 – Foto: Divulgação

Em Roma, o fotógrafo britânico Mick Rock clicou uma série de imagens de pessoas reais com objetos ou animais que fazem parte de suas vidas – um grupo eclético de 23 convidados. “Trouxe Nelson, o cachorro. Uma alma linda. Realmente, ele me escolheu como dele. Não sei por quê”, diz a baronesa Caterina de Renzis Sonnino, que também é artista e designer, e transformou a casa da família, o Castello di Montespertoli, uma construção do século 19 na região de Toscana, em um centro de pesquisa para preservação do meio ambiente.

Outro destaque é a jornalista e escritora Barbara Alberti, 77 anos, que escreveu o roteiro do filme “Um Sonho de Amor”, com Tilda Swinton.

Marina Cicogna veste a cruise 2018 da Gucci – Foto: Divulgação

Já a condessa Marina Cicogna, 85 anos, posou com um antigo pedestal de mármore. “É um objeto de perfeita beleza e um símbolo das coisas passadas”, diz ela, que tem, entre os muitos filmes que produziu, o premiado “A Bela da Tarde”, com Catherine Deneuve.

Detalhe: foi ela que apresentou Florinda Bolkan (ou Bulcão, seu sobrenome original) ao diretor Luchino Visconti, deslanchando a carreira de atriz da brasileira. Marina também é neta do conde Giuseppe Volpi di Misurata, fundador do Festival de Veneza.

Bolsa-assinatura

Faye Dunaway na campanha da bolsa Sylvie – Foto: Divulgação

Outro encontro de gerações marcou a campanha da bolsa Sylvie, em 2018. Michele convocou a atriz Faye Dunaway, 79 anos, e a atriz e cantora francesa SoKo, 34, para serem mãe e filha na história que se passa em Hollywood e retrata o estilo de vida dos ricos e famosos.

Faye Dunaway na campanha da bolsa Sylvie – Foto: Divulgação

A produção foi dirigida pela fotógrafa Petra Collins, 27, que começou a clicar aos 15, já foi obcecada pela cultura selfie e hoje é um dos principais nomes da nova geração de fotógrafos.