Por Patrícia Carta, Rodrigo Yaegashi e Marcela Palhão
O dia na semana de moda de Milão começa com o desfile de inverno 2020 da Max Mara, que leva seus clássicos casacos e cashmeres para um viagem náutica. A referência parte do desejo escapista de sair da rotina, deixar o trabalho e as preocupações e apenas contemplar o mar. Mas, por se tratar apenas de um sonho, os looks de trabalho estão presentes em toda a coleção, porém desconstruídos, menos severos e mais largos.
Destacam-se as listras, os babados e o nylon, na cartela de cores DNA da label: camelo, preto, branco e, claro, azul marinho, além do styling com cordas e correntes que dão o peso aos looks. Veja dez coisas que amamos na coleção:
As cores
A inspiração náutica da coleção ganha ainda mais destaque com a cartela de cores em que o azul marinho e o branco dominaram.
Os detalhes
O inverno 2020 da Max Mara carregou sua beleza nos detalhes, como os grossos cordões que substituíram os cintos.
A bermuda
Apesar de não estar tão em alta como na última temporada, a bermuda de alfaiataria volta a aparecer e, neste desfile, ganha a meia-calça preta como aliada para os dias frios.
All-white
Não é nenhuma surpresa que looks all-white são extremamente elegantes.
Workwear
Seguindo a linha escapista da coleção, as peças de trabalho ganharam shapes mais largos e ares de despojamento.
O listrado
Quando falamos de inspiração navy, o listrado é uma das primeiras características que vêm a mente. Na nova coleção da Max Mara, a trama estampou desde terninho e casacos a ponchos.
Babados
Mangas repletas de enormes babados volumosos transformaram blazers, casacos e camisas.
As bolsas
Além de aparecerem na coleção em versões gigantescas, as maxibolsas ganharam uma característica interessante: a peça principal vinha com uma ou duas outras bolsas – com o tamanho de clutches – presas a ela, além de uma garrafa de água.
Noturno
No fim do desfile, uma série de looks perfeitos para sair à noite, curtir uma festa ou marcar presença em um jantar.
Fake fur
A Max Mara usa apenas pele falsa em suas roupas e, nesta coleção, o material acrescentou detalhes a casacos, mas também foi usado para fazer looks completos.
Leia mais:
Workwear: cinco ideias para renovar o look de trabalho
Gucci: 10 coisas que amamos no inverno 2020
Alessandro Michele sobre o desfile da Gucci: “um ritual inigualável”