Aluf – Foto: Igor Reis

Neste domingo (08.11), aconteceu o último dia da edição de 25 anos do São Paulo Fashion Week. O dia foi marcado por homenagens, tecnologia e vídeos que entraram para a história da moda brasileira.

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Veja abaixo o que aconteceu e os destaques dos desfiles:

Gloria Coelho

Para criar o verão 2021 de sua marca homônima, Gloria Coelho pescou diversas tendências dos anos 80, 90 e 2000 que voltaram contudo, construindo o que hoje vemos como a moda de 2020. Seguindo o tema “Consciência. Palavras que nos levam à semente de cada ideia”, a estilista apresenta uma coleção que se destaca pelo grafismo das peças, cujos acabamentos brincam com linhas retas e curvas.

A construção de recortes e conexões de tecidos feitas com passantes de metais cria modelagens modernas e extremamente interessantes, complementadas com perfeição pelas fivelas e ombros estruturados. A marca brinca com o conceito de peças multifuncionais ao criar uma bolsa que se torna um casaco e modelagens com mangas removíveis – que se tornam detalhes lindo de camisas e vestidos, o verdadeiro o ponto alto da coleção.

Apartamento 03

Mais uma vez a Apartamento 03 cria uma apresentação que encanta, emociona e impacta. Inspirado por uma das obras mais emblemáticas de José Saramago, “Ensaio Sobre a Cegueira”, a coleção criada por Luiz Claudio foi interrompida por um breu de incertezas, embalada e guardada até a gravação deste vídeo.

Além das roupas, o fashion film fala sobre a cegueira que nos cerca e nos submete às mãos que não enxergamos, mas que nos guiam e manipulam. As fortes imagens de seres sem rosto lidando com as modelos como marionetes permeiam as peças em tons sóbrios. Feitos com algodão, seda e renda, vestidos plissados, macacões com babados e trench coats dão continuidade ao estilo elegante da label, que conquista qualquer fashionista de plantão.

A marca reafirma a parceria com a sapateira Virgínia Barros, responsável pelos calçados da coleção. Virgínia criou quatro modelos em estilo pillow sandal, todos em tons de banco ou preto, como referência ao livro que deu inspiração à coleção.

Aluf

“Decidimos assumir a realidade e entender que esta coleção virou um misto de um pouco da passada e um pouco do que está por vir. Assumir que era uma coleção de peças da Aluf, que elas são uma forma de se expressar e uma tela em branco, por isso a coleção se chama ‘Tela’“, explica Ana Luisa Fernandes sobre a apresentação da marca durante o SPFW.

O vídeo explora a principal fonte de inspiração da Aluf, o inconsciente, e usa o universo virtual para que mulheres que simbolizam arquétipos se encontrem em um mesmo local, o inconsciente coletivo. A tela em branco é representada em peças de tecidos crus e costuras desfiadas, que dão abertura ao segundo momento da linha, aumentando gradualmente as cores e linhas das modelagens. Em um terceiro momento, a marca brinca com profundidades, a partir de camisas e calças no volume característico da label. Peças sutis em um filme intenso e vibrante.

Angela Brito

Olhar o trabalho de Angela Brito é olhar sua ancestralidade – e a estilista traz isso ainda mais forte na coleção “Identidade”. Toda permeada pelo panu di terá, tecido que servia como moeda de troca valiosa em tempos coloniais e que foi ressignificado no processo da luta pela independência de Cabo Verde. “Precisava encontrar essa imagem de moda que me traduzisse de forma mais aperfeiçoada de tudo o que fiz até hoje”, conta a estilista sobre a linha.

Além do tecido, piercings, colares e pulseiras remontam à ancestralidade e à elegância dos adornos tradicionais do continente africano. A marca também aposta em uma modelagem evasê para criar uma moda mais democrática, com peças em algodão sustentável, e transitam entre tons de azul, verde e laranja, além do preto, branco e off-white que já constam na paleta da label.

Neriage

Lampejo significa um brilho súbito, uma faísca ou um clarão. “Gosto de pensar na vida como vários momentos de lampejo. Eles nos fazem mudar as rotas, desviar escolhas ou mergulhar nelas”, conta Rafaella Caniello, diretora criativa da Neriage, marca que apresentou nova coleção hoje, no último dia de São Paulo Fashion Week.

A coleção “Lampejo” tem como inspiração o livro “Minha Casa é Onde Estou” de Igiaba Scego, onde ela conta sobre a construção de um mapa da antiga Somália onde ela vivia, e a Roma onde ela cresceu e identifica como casa. Os tons mais icônicos da Neriage aparecem nesta linha, como vermelho e azul royal, e um mix de tecidos leves, acetinados e estruturados integra a linha.

As bolsas e chapéus são uma parceria com o Museu A Casa e a ACNUR. Por intermédio da Fraternidade Humanitária Internacional, Rafaella criou peças que têm parte do lucro revertido para a causa.

Isaac Silva

 

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A democratização de silhuetas e a valorização de diferentes corpos são cada vez mais debatidos no mundo da moda, mas o que isso realmente significa? Direto de seu ateliê, Isaac Silva deu uma verdadeira lição: a mesma peça era desfilada por diferentes corpos, sem desvalorizar suas belezas ou importância.

“Esta é uma coleção atemporal e penso muito nessa ressignificação de trazer a sustentabilidade para as peças. Não tem como falar de Iemanjá sem pensar na natureza”, afirma o estilista sobre a coleção “Jacira, Flores para Iemanjá”, inspirada tanto na Orixá, como em dona Jacira, matriarca da família de Isaac que marcou seu entendimento sobre o seu feminino e que iniciou o relacionamento do estilista com Iemanjá.

Uma coleção leve e ao mesmo tempo clássica, carregada de sentimentos e significados.

Ronaldo Fraga

Animação: Studio Asteri

Assim como recebeu diversas personalidades mortas para tomar um café ao longo da pandemia no quadro “Café com o Ex-tilista”, para encerrar o São Paulo Fashion Week, Ronaldo Fraga recebeu Zuzu Angel para um jantar. E sobrou para ele a árdua missão de comunicar à estilista que nosso País não melhorou desde seu assassinato – muito pelo contrário!

Saiba mais sobre a apresentação emocionante e histórica aqui na Bazaar.