Anna Carolina Bassi corre na esteira, em casa – Foto: Reprodução/Instagram/@annacarolinabassi

Com o isolamento social, a rotina de todos os brasileiros foi afetada. Trabalhos foram adaptados para serem realizados de forma remota, comemorações e viagens foram adiadas e, também, a rotina de exercícios teve que ser adaptada.

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A prática de atividade física é benéfica em diversos pontos para a saúde e o bem-estar das pessoas. Quando feito regularmente, o exercício pode contribuir para melhorar o sistema imunológico.

Segundo Márcio Atalla, professor de educação física especializado em treinamento de alto rendimento e pós-graduado em nutrição pela USP, assim como os exercícios, outros fatores também colaboram para fortalecer o sistema imunológico, como, por exemplo, dormir bem, controlar o estresse e ter uma alimentação balanceada, sem dietas restritivas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter uma rotina de exercícios em casa. Assim, mesmo com a quarentena, é possível criar uma prática regular de atividades físicas.

Alongamento antes dos exercícios e uso de roupas adequadas são essenciais

Antes de realizar qualquer atividade física, é fundamental fazer um alongamento prévio. Isso vai contribuir para que o sangue circule e, consequentemente, evitar que lesione algum músculo ou articulação durante o treino.

Além disso, mesmo em casa, é importante usar roupas apropriadas para praticar os exercícios, como roupas leves e tênis confortáveis, como o modelo Ultra Boost. Isso vai contribuir para evitar possíveis lesões, além de deixar o treino mais agradável.

Tecnologia a favor da saúde

Quem deseja começar a praticar exercícios em casa, mas não sabe por onde começar, pode usar a tecnologia a seu favor. Atualmente, há diversas plataformas e aplicativos disponíveis, que ensinam a realização de exercícios específicos, além de diversos vídeos no YouTube, que são disponibilizados por profissionais da área visando a prática correta das atividades propostas, com passo a passo e explicações mais detalhadas.

Pular corda e seus múltiplos benefícios

Ótima opção de exercício aeróbico, pular corda traz diversos benefícios para quem pratica, como tonificar a musculatura, melhorar o condicionamento físico, desenvolver a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio, contribuir para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e também agir diretamente na queima de calorias. Com apenas 15 minutos de atividade, é possível perder cerca de 180 calorias – equivalente a uma hora de caminhada, por exemplo.

Unindo estética e saúde com abdominais

Ao contrário do que muitos pensam, exercícios de abdominal possuem benefícios que vão além de beleza e estética. A prática de abdominais com cerca frequência colabora para a prevenção de problemas de coluna, aumenta a força e o equilíbrio e preserva os órgãos internos, além de proporcionar maior definição ao corpo, especialmente à barriga, quando atrelado a uma alimentação saudável e exercícios aeróbicos.

Simples, mas funcional: agachamento

Ideal para ativar os membros inferiores, o agachamento é um exercício fácil de se realizar: flexione os joelhos e deixe os braços para frente, para manter o equilíbrio. Esse exercício é ótimo para aumentar o tônus muscular, diminuir a flacidez, enrijecer coxas e pernas, além de atuar na queima de gordura localizada.