Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Potencializado pelas redes sociais e por um mundo cada vez mais conectado, o mercado de skincare cresceu exponencialmente nos últimos anos e vem atraindo cada vez mais atenção para a rotina de beleza das asiáticas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Fernanda Farias, beauty expert de Shiseido no Brasil, desvenda os segredos da autêntica beleza japonesa e todos dos detalhes e cuidados da rotina J-Beauty:

Preparar

É um consenso geral que a limpeza é o primeiro passo e um dos mais importantes em qualquer rotina de skincare. No ritual de beleza das asiáticas, a limpeza é levada mais a sério ainda, e por isso fazer uma lavagem dupla, a chamada double cleansing, é altamente recomendado.

“Produtos que servem para mais de uma função são verdadeiros aliados das mulheres modernas e com a vida agitada, por isso, para economizar tempo, indico sempre produtos que limpem a pele e que removam a maquiagem e impurezas de uma só vez”, indica Fernanda.

Para completar a preparação da pele, o passo seguinte é a aplicação de um balanceador, que muitas vezes é uma etapa pulada, por não entenderem a real função e seus inúmeros benefícios. “A função do balanceador é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e até mesmo da limpeza. Hoje já existem diversos tipos no mercado”, explica a expert.

Defender

O segundo passo da rotina J-Beauty é defender a pele dos agressores que aceleram o envelhecimento, como a poluição, estresse e fricção.

Os produtos usados nessa etapa de defesa são desenvolvidos para impulsionar e proteger o sistema imunológico natural da pele, sendo capazes de potencializar e estimular as outras etapas da rotina de cuidados a penetrarem nas camadas mais profundas, intensificando e acelerando sua ação.

“A Shiseido é a única empresa que oferece um pré-sérum, o ‘Ultimune Power Infusing Concentrate’, que ativa as defesas da pele, dando suporte aos processos imunológicos cutâneos, regeneração, proteção e fortalecimento da estrutura da pele”, diz a expert.

Assim como o rosto, a região dos olhos também demanda cuidados especiais. “Por ser mais sensível e fina do que o restante do rosto, essa região está mais suscetível a rugas, flacidez, inchaço, ressecamento e todos os sinais de envelhecimento“.

A especialista também alerta para os danos diários que causamos ao friccionar os olhos: “Seja para combater o cansaço, remover maquiagens mais resistentes ou devido à irritação por alergia e poluição, causamos diversos atritos diários que podem enfraquecer significativamente a área do contorno dos olhos”.

Regenerar

O último passo da rotina J-Beauty é a regeneração, que é desenvolvida para ativar e corrigir os sinais que já são visíveis na pele, como por exemplo as rugas e linhas finas. “É interessante pontuar que existem dois tipos diferentes de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco.

O primeiro é aquele que está geneticamente programado e acontece com o decorrer da idade, enquanto o segundo é causado e acelerado pelo nosso estilo de vida, como por exemplo a exposição ao sol, poluição, estresse, tabagismo e consumo de álcool, entre outros”, pontua.

Compostos

Um passo essencial na rotina antissinais é apostar em produtos com compostos que restaurem a jovialidade, elasticidade e hidratação, como o retinol e o ácido hialurônico.

Para finalizar, parta para a aplicação dos hidratantes para o rosto e para os olhos, de preferência já com ação anti-idade. “O ideal é você aguardar alguns minutos para após a aplicação de cada creme para passar o próximo. Assim, dá tempo de a pele absorver os ativos sem misturá-los, o que diminui a eficácia do tratamento”, detalha.