Foto: Arquivo Harper’s Bazaar China

Esta primeira semana de quarentena teve, para muita gente, um clima de férias. Muita comida, filmes, séries e bebidas alcoólicas, mesmo para quem está trabalhando normalmente, no esquema de home office.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Segundo o relato a microinfluencer @sabrina_ssimon, que gravou um IGTV muito interessante sobre o processo de confinamento (ela já está há 25 em casa, na Itália), a quarentena tem diferentes fases: a nossa próxima etapa seria de nos comunicar com vizinhos por meio das sacadas e janelas, como teve a febre das cantorias entre os italianos. E a terceira é a do silêncio, introspecção e, principalmente, perceber que o momento é de cuidar do corpo e da mente, para não entrar em depressão.

A solução é a mesma para todos: estabelecer uma rotina para entrar nos eixos. Vejas quatro dicas de self-care:

Tenha calma

Não adianta mudar tudo drasticamente, restringindo a alimentação e começando logo de cara com exercícios pesados. A mudança de hábito não acontece do dia para a noite, e medidas tão agressivas podem causar ainda mais problemas à saúde. Inclua pequenas mudanças na rotina, como o preparo de algumas receitas fit no dia, caminhada leve algumas vezes por semana e mais horas de sono. Aumente gradativamente a quantidade de coisas saudáveis até que o organismo esteja mais familiarizado com esses hábitos.

Hidratação em primeiro lugar

A primeira etapa de uma self-care eficaz para recuperar a saúde é colocar a hidratação em dia. Beber bastante água, comer frutas com muito suco e fazer uso de filtro solar (mesmo em casa!) e creme hidratante todos os dias são atitudes que colaboram para garantir um organismo hidratado.

Ingerir a quantidade adequada de líquidos por dia pode trazer vários benefícios, como o fortalecimento dos músculos, intestino regulado, boa circulação sanguínea e pele mais limpa. Além disso, a água é um grande aliado para ajudar a curar a ressaca e diminuir a retenção de líquidos, problemas muito comuns após a ingestão de álcool e alimentação inadequada.

Bons hábitos

Aos poucos, inclua alimentos saudáveis no cardápio do dia a dia, dando atenção especial para antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. Exercícios também são importantes para manter o bom funcionamento do corpo, além de ajudar a diminuir o desejo de comer alimentos gordurosos e ingerir álcool.

Rotina de beleza

Cuidar da pele ajuda a reduzir danos e garantir a recuperação da cútis neste processo de self-care. Crie uma rotina de beleza para ser realizada após acordar e antes de ir dormir, usando removedor de maquiagem, tônico, filtro solar e cremes hidratantes. Use produtos específicos para cada tipo de pele.