“Sempre penso no que a mulher Chanel gostaria de ter em seu guarda-roupa hoje” afirma Virginie Viard, diretora criativa da maison que, para esta temporada de verão 2021 da couture, busca conectar este desejo ao sonho.
Em um mundo em lockdown, a realizações de eventos de qualquer tipo, até mesmo celebrações em família como casamentos, se tornaram inviáveis, então, as fidelis da label Penélope Cruz, Marion Cotillard e Alma Jodorowsky, entre outras, foram convidadas para um matrimônio direto do Grand Palais decorado com flores em clima festivo campestre e, claro, distanciamento social.
Esse mesmo mood permeou os looks que, mesmo primorosos e detalhados na construção, acabamentos e bordados, surgiam relaxados em um caminhar leve das modelos em seus sapatos Mary-Jane bicolores. Babados de inspiração floral dão movimento aos vestidos, casacos e camisaria. Essa última surge em diversas combinações, até mesmo em seda com saia bufante de tule, em uma proposta p&b extremamente cool e sofisticada.
A sensualidade dos ombros a mostra com finas tiras bordadas ganha reforço em sutis transparências que aparecem em saias, mas em especial no vestido preto ao fim do desfile. A aguardada noiva deste casamento inventado por Viard surge a cavalo com bordados de borboletas em silhueta anos 20 e gola monástica para de aplausos das convidadas.
Veja as 10 coisas que amamos da apresentação, realizada nesta terça-feira (26.01), na semana de alta-costura de Paris:
A decoração
Para esta temporada de alta-costura, a Chanel decorou o Grand Palais como se fosse um altar de casamento no campo, com direito a cavalo. Lindas flores chamaram a atenção.
A modelo
Jill Kortleve veio de Amsterdã, onde assinou contrato com a agência de modelos local The Movement, cujo lema é “saúde sobre forma, identidade sobre gênero, meditação sobre medições, igualdade sobre diversidade”. Ela foi a primeira modelo com diversidade de corpo a pisa na passarela de alta-costura nesta temporada.
Pele à mostra
Saias e calças de cintura baixa, usado com tops mais curtos, deixam a barriga à mostra nesta coleção.
Os babados
Este look rosa em específico mostra como Virgine Viard, atual diretora criativa da marca, sabe trabalhar os babados com maestria.
O efeito vazado
Este trabalho manual de criar telas bordadas com minúsculas flores é um dos mais interessantes da coleção da Chanel.
O look
O time da Bazaar amou este look volumoso preto, com a transparência do tule na região da barriga, finalizado com um cinto fino de strass. Chique!
A camisa
A mais clássicas das peças do guarda-roupa, a camisa branca, é sim couture – e a Chanel prova isso.
O comprimento
Não é só de comprimentos longos que se faz a alta-costura. As saias e vestidos na altura do joelho são hit da maison.
O sapato
Os sapatos de Mary-Jane e bicolores já nascem um sucesso absoluto.
A noiva
Ela chegou poderosa, em cima de um cavalo, com seu longo véu e fechou o desfile com maestria.