Foto: Divulgação

No começo de janeiro, fui convidada a participar da quinta edição do QDesafio, programa coletivo de emagrecimento e definição muscular, da academia paulistana Les Cinq Gym, com prazo certo: 35 dias para alcançar os resultados.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A ideia era, nesse período, eu me dedicar ao máximo aos exercícios e seguir uma orientação alimentar proposta pelo nutricionista Daniel Coimbra. Ele desenvolveu duas dietas: uma para emagrecer e outra para aumentar a massa muscular.

Lancei-me na segunda, juntamente com o programa de exercícios. Tudo acompanhado por um health coach, sempre à disposição, para montar treinos e sugerir atividades físicas – e, claro, dar aquela incentivada básica que, no fim das contas, sempre funciona.

Foto: Divulgação

Manter o foco (especialmente na dieta) não é tarefa fácil, mas os quatro vencedores do desafio (nas categorias definição e perda de peso, masculino e feminino) provaram que é possível. Uma das participantes chegou a perder quase 7 quilos nesse período. Impressionante!! No quesito definição, o índice de gordura corporal de outra competidora foi de quase 24% para 17% (os vencedores ganharam uma viagem a um hotel paradisíaco na Bahia).

Eu, confesso, falhei na dieta, mas segui firme nos treinos e isso me deu ganho de massa muscular e até uma leve perda de gordura. Fiz praticamente todas as aulas oferecidas pela academia – de ballet fitness (de longe minha preferida) ao Outrace, uma plataforma de treino funcional em forma de circuito, com inúmeras possibilidades de exercícios, passando por Pilates e yoga.

Na musculação, segui o método Sangion de treinamento: exercícios de alta intensidade em um tempo mais curto, cerca de 40 minutos, em média. Aqui, vale um parêntese: tudo na Les Cinq favorece o treino. Os equipamentos de altíssimo nível, da italiana Technogym, dão feedback em tempo real sobre seu desempenho durante a execução do exercício.

Os próprios aparelhos são uma evolução dos tradicionais. A esteira Skillrun, por exemplo, simula uma corrida como se você estivesse em um percurso na rua, com ladeiras inclusive, e tem ainda as opções paraquedas e trenó. “A boa aparelhagem proporciona um desafio a mais à musculatura e ao rendimento, ao mesmo tempo em que deixa o exercício seguro e confortável”, explica Rodrigo Sangion, CEO da Les Cinq Gym.

Mas, o que importa de verdade, é se propor a um desafio e seguir firme nele. Ganhei ânimo e disposição, fiz aulas que achava difíceis de acompanhar (a QZone, mix de treino funcional com esteira, bike e remo, em ritmo acelerado, virou uma das minhas preferidas) e até me arrisquei na dança. Endorfinas a mil e aquela deliciosa sensação de missão cumprida valem por tudo! “Mais do que uma competição, o Q Desafio é uma forma lúdica de incentivar os alunos a obterem o melhor resultado possível em um curto espaço de tempo”, resume o CEO da Les Cinq Gym, Rodrigo Sangion. Sim, é possível.

Leia mais:
Fitness: treinos mais curtos e intensos trazem melhores resultados
Fitness: musculação é a base de tudo
Outrace: plataforma fitness chega ao Brasil