Giambattista Valli, inverno 2020 – Foto: Divulgação

Para muitos, usar uma peça de cor rosa é uma ideia distante da realidade, sendo impossível de combinar com determinados estilos. Entretanto, o pink tem ganhado cada vez mais espaço no guarda-roupa das fashionistas, que deixam claro a versatilidade dessa cor ao usá-la em peças de diferentes modelagens e com tecidos modernos.

Apesar de associada a um estilo romântico e leve, a cor rosa vai além, podendo compor look pesados ou estando presente nos pequenos detalhes. Confira algumas dicas para aproveitar a tendência, um dos hits da temporada de inverno 2020 da semana de moda de Paris:

Pegada agressiva

Balenciaga, inverno 2020 – Foto: Divulgação

A cor rosa não é exclusiva dos looks românticos e mais femininos e pode ser incluída sem medo em composições mais pesadas. Uma dica é escolher peças feitas de material grosso, como a flanela, com modelagem mais larga e informal. Você também pode fazer como a Balenciaga, que combina camisa oversized pink com uma saia plissada preta digna do movimento punk, ou um vestido floral de gola e punhos românticos com botas pesadas.

Ralph & Russo, inverno 2020 – Foto: Divulgação

Estampas consideradas alternativas, como o xadrez, também são uma maneira de balancear o estilo com a cor chamativa, como vimos na passarela da Ralph & Russo.

Cor nos detalhes

Chloé, inverno 2020 – Foto: Divulgação

Para quem prefere looks com cores neutras, é possível incluir o rosa nos detalhes, deixando a composição mais divertida. Uma opção bacana é escolher sapatos coloridos, como o tênis WL373, da New Balance, ou a bota de cano baixo Dubrovka, da Melissa.

O rosa também pode estar presente em joias, acessórios para cabelo, lenço e bolsa. As opções para incluir a cor no guarda-roupa, mantendo preto, branco e cinza, são muitas. A Chloé é mestre em fazer este mix, misturando peças rosas com marrons e até laranjas.

Romântica sem culpa

Giambattista Valli, inverno 2020 – Foto: Divulgação

Como falar de rosa sem pensar em um estilo romântico? É possível usar peças que ressaltam a feminilidade e, ao mesmo tempo, parecer muito poderosa, passando longe do infantil e acertando no moderno. Tule e transparência estão em alta e conversam bem com roupas na cor rosa. O melhor exemplo do look romântico em Paris veio da passarela de Giambattista Valli, em peças lisas ou com estampa floral.

Giambattista Valli, inverno 2020 – Foto: Divulgação

As mangas bufantes são estilosas e românticas – uma aposta interessante para quem gosta de arriscar. Combinar o item delicado com uma saia longa ou uma calça jeans ajuda a deixar a composição mais madura, permitindo que o rosa seja apreciado na medida ideal. Abuse das peças com botões, tecidos fluídos e de gola Peter Pan, abraçando o romantismo.

Colorida e sofisticada

Altuzzara, inverno 2020 – Foto: Divulgação

Incluir o rosa em composições sofisticadas é uma ótima maneira de deixar o look mais despojado, espantando o ar de “roupa de escritório”. Peças de alfaiataria, como terninho, calça slim e até conjuntos e macacão, ficam ainda mais charmosas no tecido colorido.

Para manter a seriedade do look, combine com um escarpin e joias discretas. Modelagens retas e estruturadas também criam um equilíbrio em relação à cor despojada. A Altuzarra apresenta ótimas camisas e conjuntinhos que fazem bonito no office.