Para entrar na nova década com o pé direito, soluções e ideias criativas – da Casa de Criadores ao Brasil Eco Fashion – dão o gostinho do que podemos esperar da moda nacional. Que venha mais diversidade, inclusão e sustentabilidade.
Veja 20 dicas do time da Bazaar:
A autoral
O já conhecido trabalho de franjas e contas da estilista Jal Vieira sofreu plágio em 2020. Mas nada que abale seu DNA aclamado e, agora, ainda mais reafirmado na nova coleção.
A mensagem
Reuse, Rethink & Respect: a proposta de Weider Silveiro nos leva a refletir sobre as bases do consumo. Bazaar mais do que apoia a ideia e incentiva ações conscientes e de cunho ambiental. Vista-se você também desta bandeira.
A necessária
Itens indispensáveis, as máscaras da marca de slow fashion Manui unem cuidado e simplicidade na modelagem. Em tecidos orgânicos, as peças são livres de tingimentos químicos e ótimas para manter a respiração. Use sem moderação.
A militância
Por vídeo, fotos ou em desfiles à distância, a moda brasileira trouxe na temporada discursos com apelos relevantes para a sociedade. Vista seu total look militar, com o de Weider Silverio, e lute pelas marcas locais.
A festa
O estilista paranaense Eneas Neto tem, entre seus códigos, a construção de looks sem desperdícios: para a nova coleção, ricas sedas metálicas se transformam em cocktail dresses – daqueles para curtir as noites sem culpa.
À mão
Dois talentos – David Lee, com seus looks para todos os gêneros, e a alma artesanal e poética da marca de acessórios Catarina Mina – se unem e abusam de técnicas manuais como crochê e tricô para trazer história às peças. Pitada de sentimento que Bazaar ama!
A máxi
A Estúdio Traça, já conhecida pelos seus volumes, traz para esta nova estação babados gigantes em algodão, ótima pedida para o dia e para a noite. Excessos são sempre bem-vindos!
A colaboração
A estilista Augustina Comas e a designer de acessórios em látex e ceras vindas da Amazônia, Flávia Amadeu, se juntaram na construção da coleção da Comas para esta temporada. De bijoux a detalhes aplicados aos looks, a união de ideias sustentáveis
traz vida aos visuais.
O brilho
Paetês cobrem, dos pés à cabeça, produções altamente glamorosas. Com ousadia nas modelagens, do macacão 70’s da Ken-gá ao longo utilitário de Weider Silveiro, a proposta é não perder a sofisticação.
A combinação
Grafismos em recortes ou aplicados em telas em branco imprimiram o toque de arte da vez – e deram vida às peças de Diego Gama e Jorge Feitosa.
A amarração
Fáceis e democráticos, os nós surgem como solução prática para ares despretensiosos dos looks. Aposte em saias e vestidos com o truque de styling para dar bossa à produção, como fizeram as marcas Jouer e Nalimo.
O lúdico
A inspiração veio do Brás, bairro de comércio paulistano onde se encontra absolutamente de tudo, e que engloba a cultura popular em sua forma mais orgânica. De Os Barões da Pisadinha aos hits do funk, a Ken-gá explora este universo de pura de brasilidade.
A junção
A convite da Santista Jeanswear, 15 estilistas colocam seu DNA na matéria-prima, que hoje é tratada de forma ecológica pela confecção, com processos criativos únicos. De volumes a babados, o clássico jeans nunca mais será o mesmo
A atitude
Fábio Costa, em sua nova coleção para a NotEqual, que faz parte do coletivo Célula Preta, traz nosso olhar para os avessos da criação – o que nos passa despercebido. Costas com estampas vibrantes destacam o esquecido, que deve não só ser visto, mas apreciado. Bravo!
O material
Da decoração à moda, a argila surge na estação como curinga. De bijoux pintadas como na Thear aos ousados sutiãs da Jouer, cerâmicas de vestir passaram a adornar looks de verão.
A coleção
O designer Leandro Castro abre mão de um acervo de dez anos de tecidos para criar este novo momento de sua marca homônima. O resultado, de ar oversized confortável, reflete primorosamente a atualidade. Em conjunto com armações de pipas em headpieces, a coleção nos leva a voar alto, mirando um mundo melhor
A sacada
Libertees, marca estreante na Brasil Eco Fashion e que desenvolve suas peças com detentas mineiras, traz um olhar para o banal. Lascas de cimento de demolição se transformam em acessórios-desejo criados por Carlos Penna. Bazaar ama os brincos e a atitude!
A reciclada
É dos resíduos têxteis, das sobras e retalhos – e, claro, de suas mãos criativas – que parte o trabalho minucioso de Ronaldo Silvestre de criar um novo tecido. Inovadoras possibilidades surgem na brincadeira de leve e pesado, que marca sua alfaiataria rústica e ao mesmo tempo descomplicada.
A alça
Pequenas, médias e grandes, as bolsas para a season são diversas, mas o fio condutor que as une é o styling transversal, prático e descomplicado, como nas marcas Movin e Vihe.